terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Uma celebração ininterrupta há 46 dias para salvar a família Tamrazyan

Texto de Maria Wilton


Haryarpi, Seyran e Warduhi, filhos do casal Tamrazyane, 
num dos momentos do culto ininterrupto na Igreja Bethel, em Haia 
(Foto reproduzida daqui)

Uma igreja protestante em Haia, na Holanda, está a fazer celebrações religiosas contínuas desde 26 de outubro, às 13h30. Devido a uma lei do país, pouco conhecida, a polícia não pode interromper qualquer cerimónia religiosa para fazer detenções dentro do templo. É por isso que, nos últimos 46 dias, oficiais de imigração não têm podido entrar dentro da Igreja Bethel para deter os cinco arménios da família Tamrazyan, que lá se encontram desde então.
Os refugiados fugiram para lá, de modo a escapar a uma ordem de deportação. Para os proteger, mais de 550 líderes religiosos, leigos cristãos e outros responsáveis têm rodado em permanência. O que começou em outubro, como uma medida de emergência tomada por um pequeno grupo de pastores locais, é agora um movimento muito alargado, que atrai pessoas de diferentes confissões para a pequena igreja protestante.
O plano para evitar a ordem de deportação foi concebido em segredo, para que a família não fosse posta em perigo, contou o pastor Axel Wicke, da Igreja Bethel a um canal de televisão norte-americano: “Eu tinha copiado e colado [os guiões d]as liturgias dos últimos 10 anos num documento enorme, e nós simplesmente cantámos e rezámos a partir daí, até encontrarmos outros pastores que assumiram o controlo”, explicou. Apesar de a polícia não estar no exterior, a igreja está a ser monitorizada mais intensamente do que o habitual, garantiu.
A cerimónia tem contado também com apoiantes da comunidade para assistir ao culto ininterrupto e ajudar com comida. A igreja diz que 3500 visitantes de todo o país vieram já apoiar esta causa e que nem todos são religiosos.
Ao jornal The New York Times, Florine Kuethe, uma consultora de relações públicas, contou: “Não sou religiosa mas, quando ouvi acerca disto, disse ao meu marido: ‘Não fiques chocado mas eu quero ir à igreja.’”
Num país cada vez mais secular (que, segundo o Pew Research Center em 2017, contava com 48% de pessoas não religiosas), Florine diz que, para ela, são estas iniciativas que tornam as igrejas relevantes outra vez. 
Já para Rosaliene Israel, secretária geral da Igreja Protestante de Amsterdão, esta é uma maneira de voltar a sentir que o que que faz é relevante: “Como igrejas na Europa ocidental, andamos a debater-nos, pois estamos cada vez mais nas margens da sociedade. E como líderes da Igreja, sentimos isto.”
A história da família Tamrazyan começou há nove anos, quando o casal e os três filhos fugiram da Arménia para a Holanda. Sasun Tamrazyane a sua mulher, Anousche, enfrentavam ameaças de morte no seu país, devido ao ativismo político de Sasun.

Num processo legal que dura há seis anos, as autoridades holandesas de imigração tentaram por duas vezes negar asilo à família e, por duas vezes, acabaram derrotadas em tribunal. À terceira tentativa, a decisão judicial anterior foi anulada. Nos últimos dois anos, a família tem vivido num abrigo para refugiados em Katwijk, a sudeste de Amsterdão. Em setembro deste ano, uma ordem de deportação foi emitida. A família ficou desesperada e pediu ajuda em igrejas. 
Os três filhos do casal, Haryarpi, 21, Warduhi, 19, e Seyran, 15por estarem no país há mais de cinco anos, podem teoricamente pedir uma amnistia. No entanto, um porta-voz do Ministério da Justiça holandês disse ao The New York Timesque, segundo a lei holandesa, as famílias apenas podem pedir amnistia se, paradoxalmente, estiverem dispostas a cooperar com as autoridades na deportação. 
Nos últimos anos, com a mais recente crise migratória para a Europa, as políticas de imigração e asilo do país têm estado no centro das preocupações do Governo. Enquanto governos anteriores foram acusados de ser demasiado brandos, o atual, no poder desde o ano passado, tem tido uma abordagem mais dura, provocando outro tipo de críticas.  
Haryarpi a mais velha dos irmãos, tem partilhado a experiência no seu blog Gedichten  (“Poemas”onde, além de algumas atualizações relativas à situação da família, partilha poemas que escreve. Os poemas, todos de origem religiosa, falam de fé. Segundo a jovem, são lidos durante os cultos, com a esperança de encorajar outras igrejas a lê-los também. 
Como uma Anne Frank dos tempos modernos, Haryarpi partilha também no Twitter a sua vida nestas últimas semanas, incluindo os seus estudos do curso de Econometria na universidade, que tem feito online
Além das preces de 24 horas, a Igreja Bethel ofereceu ajuda psicológica à família e aulas no local para os dois mais novos, que não podem sair para ir à escola. 
Num recente comunicado à imprensa, os responsáveis pela Igreja revelaram que a ordem do tribunal os colocam perante um dilema: “A escolha entre respeitar o Governo e proteger os direitos de uma criança.” A este propósito, o pastor Alex Wicke partilhou uma mensagem no seu Twitter: “Fazemos tudo isto a rezar, cantar, ouvir sermões e venerar continuamente. A família Tamrazyan está literalmente numa casa protetora construída de preces e culto.”

Um dos poemas de Hayarpi Tamrazyan, traduzidos pela própria para inglês, no seu blog, tem o título “Nestes tempos difíceis”: 

In these difficult times
(Por Hayarpi Tamrazyan)
29/11/2018

In these difficult times
Of darkness and grief
I lift up my head
And feel Your love in my heart.

In these difficult times
Of desperation, of anger
I lift up my hands
And praise You in my heart

In these difficult times
While I seem to be paralysed
I feel Your peace in my soul
And open my eyes to see Your grace

You I want to praise
All my life
You who are my strength
In prayer,in song
You blow your breath
Into my lifeless body
You wipe away my tears
And bring me happiness and joy

You I want to honour
For Your miracles in my life

You I want to praise
For Your loyalty, Oh Lord

No power and no devil
No grief and fear
Can separate You from me

I surrender myself
Let Your will be done
Your work is unimaginable
Your ways are in the light
How happily I walk with You
The Light of the world
The worlddoomed and dead
But risen and renewed with You

My words fail
No words, no sentences
Can describe Your love
How thankful am I
How jubilant am I
While I am so tired
Hallelujah Amen

Hayarpi


 (Ilustração acima: Auguste Rodin, La Cathédrale, 
©Musée Rodin/Christian Baraja, reproduzida daqui)





Sem comentários: