segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pela primeira vez desde o séc. XV, uma cidade espanhola tem um feriado para comemorar uma festa muçulmana

É a primeira vez que, desde 1492 e a Reconquista, tal sucede: uma festa muçulmana, o Aid el-Kebir, figurará, em 2010, no calendário dos dias feriados de uma cidade espanhola. Conta o diário El País de sábado que Melilla, um enclave localizado no norte de Marrocos, celebrará, no dia 17 de Novembro do próximo ano, a principal festa muçulmana, o Aid el-Kebir ou Festa do Sacrifício. Também designada por Aid al Adha, a Festa do Sacrifício, que se celebra 70 dias depois do fim do Ramadão, é, para os muçulmanos, ocasião para comemorar a ordem dada por Alá a Abraão para que, em vez de sacrificar o seu filho, matasse um cordeiro.
O feriado foi estabelecido na sequência de um acordo entre a Câmara Municipal e as quatro principais associações muçulmanas de Melilla. É uma decisão que não tem precedentes no mundo não islâmico, disse, ao El País, Abderramán Benyahia, porta-voz da Comissão Islâmica de Melilla.

2 comentários:

  1. Apenas mostra como a Europa é uma região pouco civilizada.

    Timor-Leste, com 95% de Católicos tem não um, mas dois feriados muculmanos, para além do Idul Lada tem ainda o Idul Fitri.

    ResponderEliminar
  2. Menos civilizados,então, os países muçulmanos, onde não vemos "feriados cristãos"?

    ResponderEliminar

Por princípio, neste blogue só se publicam comentários identificados, que respeitem as regras da boa educação e do respeito pela opinião alheia.