segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Outro, sem medo

Destino de uma quarentena de procura(s) na dinâmica do calendário religioso, a Páscoa enche o país esquecido de nova vida. O cíclico reencontro familiar é um inequívoco contributo do pulsar religioso.

Nas aldeias e vilas. Com a viagem que estava por fazer. Ou o ritual de uma procissão que se vai apagando nas curtas memórias da ruralidade. Mas também nos areais que voltam a ser procurados. Nas derradeiras neves da montanha. No descanso de um fim de semana prolongado.

O eixo deste tempo liga o essencial disperso. Na natureza que se renova. No sol que volta a ser calor em espaço aberto. Nos dias que vencem as noites.

O tempo meteorológico incerto releva o tempo de renascer e reaproximar. Ousar, repensando os afectos.

Este “encontro” que o calendário religioso facilita pode também ser um reencontro de alteridade com o “outro” que construímos e, assim, somos. Questionando as imperfeições que fazem a nossa percepção. A ignorância que alimenta preconceitos, reforça muros e precipita conflitos. Não se esgotam as possibilidades de conhecimento e comunicação.

Na superficialidade dos modelos de compreensão e de pertença há sempre um “zoom” a fazer… por fora e por dentro.

Os textos bíblicos ouvidos por estes dias nas igrejas falam da fragilidade que é fortaleza, da morte que há-de ser Passagem – Pessah, Páscoa – para a Vida, num mistério interpretável à luz da fé. “Morrer” para fazer novas caminhadas.

A mensagem derruba as barreiras litúrgicas ou a clausura religiosa. Faz parte da contingência do “ser”.

É um tempo propício à visão para lá do olhar óbvio e tantas vezes redundante do quotidiano. Sem a retórica do medo. Fazendo as perguntas que nunca foram feitas com receio das respostas. Na certeza de que um qualquer momento marcado por enganos pode abrir novas leituras e traçar novos percursos. Boa Páscoa

Sem comentários: