quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Músicas que falam com Deus (10) - O Gente Brunette


A Picardia, região no Norte de França, que confina com a Bélgica, foi o centro de uma intensa actividade musical entre 1400 e 1550. Em várias catedrais e igrejas importantes da região, como Amiens, Abbeville, Beauvais ou Saint-Quentin, entre outras, desenvolveram-se escolas de música de onde saíram alguns importantes compositores da polifonia renascentista.

Entre eles, estão Jean Mouton e Loyset Compère. Mas também Mathieu Sohier, Thomas Champion conhecido como Mithou, Nicholas de Marle e Antoine Bruher. Apesar do mau estado dos arquivos, David Fiala refere, na apresentação deste disco, que é possível identificar mais de meia centena de grandes nomes de compositores originários ou activos na Picardia nos séculos XV e XVI, dos quais se conservam um razoável número de obras.

Neste disco, onde se reúnem peças dos seis nomes referidos, reflecte-se essa riqueza e diversidade que a beleza da polifonia permite. Entre as peças (Missas, Salve Regina, Ave Maria) apresentadas nesta execução exímia dos Odhecaton, há mesmo a curiosidade de Omnium Bonorum Plena, um «moteto de músicos», peças que incluíam orações por músicos contemporâneos, pedindo a salvação das suas almas.

Título: O Gente Brunette

Intérprete: Odhecaton; dir. Paolo da Col
Edição: Ramée

(Texto publicado na Além-Mar, Janeiro 2011)

Sem comentários: