sábado, 31 de março de 2012

As narrativas da Paixão de Jesus na voz de Luís Miguel Cintra


A 9 de Setembro de 2011, no "Público/P2", o actor e encenador Luís Miguel Cintra dizia, a propósito da sua (re)aproximação à fé: "Como é que é possível não se ter fé? Como se pode viver sem necessidade de acreditar em nada a não ser o que é comprovado cientificamente? É deixar escapar uma parte principal da vida. É por isso que me comovo."
Cintra já leu, nos últimos anos, os textos do Apocalipse e do Cântico dos Cânticos, da Carta a Filémon e do Eclesiastes. Leu também o sermão de frei António de Montesinos, que marcou a crítica dos religiosos dominicanos à colonização espanhola na América Central, ou o sermão de Quarta-Feira de Cinzas, do padre António Vieira.
Este sábado, véspera do início da Semana Santa, Luís Miguel Cintra e as Monjas Dominicanas do Lumiar (Lisboa) propõem uma experiência inédita: o actor dará voz às narrativas da Paixão de Jesus Cristo segundo os quatro evangelhos.
Será no Mosteiro das Dominicanas, a partir das 15h30. Cada uma das leituras será introduzida por uma reflexão do dominicano frei Mateus Peres.
Será, com certeza, uma comoção, ouvir estes textos com a secura, a dignidade e a poesia da voz de Luís Miguel Cintra. Como este trecho do evangelho de São João, no capítulo 17:
“Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim.
Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu, mas Eu conheci-te e estes reconheceram que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a conhecer quem Tu és e continuarei a dar-te a conhecer, a fim de que o amor que me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também.”

(foto copiada daqui)

Sem comentários: