quinta-feira, 29 de março de 2012

A economia tem futuro?

A economia como gosto do outro. Elena Lasida, economista uruguaia, professora da Faculté de Sciences Sociales et Economiques do Institut Catholique de Paris (ICP), é a convidada da conferência desta sexta-feira, em Lisboa, com o título "Que Futuro para a Economia? - Contributos da antropologia judaico-cristã".
Num texto de Lasida, a vice-reitora do ICP para a investigação defende que a economia deve ser encarada na perspectiva da aliança e da promessa. "A aliança evoca antes de mais uma experiência humana. Trata-se de uma experiência relação que desde logo pode definir-se por aquilo que não é: a aliança é o contrário da dominação (...) implica uma reciprocidade, uma 'ida e volta', um dar e receber de cada um, que cria uma certa pertença comum. (...) A promessa situa-se ao nível da utopia mais que do projecto, da criação mais que do fabrico, do novo e desconhecido mais que do pré-concebido."
Elena Lasida, que dirige um mestrado em "Economia solidária e lógica do mercado", é autora de várias obras, entre as quais o mais recente Le Gout de l'Autre. La crise, une chance pour réinventer le lien (O gosto do outro. A crise, uma oportunidade para reinventar os laços), sobre cujo conteúdo se pode ver aqui um vídeo da editora Albin Michel. A conferência decorre na Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande, 380), a partir das 18h de sexta-feira e é promovida pela Fundação Betânia.



Sem comentários: