domingo, 20 de maio de 2018

Casamento real: um sermão que mexeu com as pessoas



Os casamentos reais são vistos, frequentemente, como pouco mais do que acontecimentos das elites, eventos mediáticos, mundanos na sua natureza. O príncipe Harry e Meghan Markle entenderam que não tinha de ser assim e, entre outras inovações, convidaram um pastor negro dos Estados Unidos para vir fazer o ‘sermão’ na cerimónia religiosa. Um sinal de que o pregador tinha algo de especial para dizer é que alguns dos grandes media mundiais transcrevem nas suas páginas o discurso na íntegra.
O Rev. Michael Bruce Curry – foi ele o pregador – dirige a Igreja Episcopaliana dos Estados Unidos, é descendente de escravos e filho de um outro pastor que esteve bastante envolvido no movimento pelos direitos dos negros. E tem posições bem definidas, mesmo relativamente à actualidade: está anunciada a sua participação, na próxima semana, numa manifestação frente à Casa Branca, para denunciar o slogan de campanha de Trump, “America primeiro”, como uma heresia.
No sermão, Curry inspirou-se na leitura de uma parte do capítulo 8 do Cântico dos Cânticos:

Grava-me como selo em teu coração,
como selo no teu braço,
porque forte como a morte é o amor,
implacável como o abismo é a paixão;
os seus ardores são chamas de fogo,
são labaredas divinas.
Nem as águas caudalosas conseguirão

apagar o fogo do amor,
nem as torrentes o podem submergir.


O tema glosado foi o do poder redentor do amor. O amor que  tem poder para ajudar e curar, que tem poder para mudar o mundo. O amor que, ao realizar-se, exprime a presença do próprio Deus.
Inspirando-se em Teilhard de Chardin, quando considerou a invenção do fogo a maior ou uma das maiores invenções feitas pelas sociedades humanas, Curry convocou a proposta daquele paleontólogo e teólogo jesuíta: “Se a humanidade aproveitar a energia do fogo novamente, se a humanidade agarrar a energia do amor - será a segunda vez na história que descobriremos o fogo”. Foi, pois este apelo à reinvenção do fogo do amor que lançou na homilia; aquele fogo que ajudava os escravos da América a acreditar num mundo melhor, cantando, mesmo no meio das maiores adversidades. O maior de todos os gestos foi o de Jesus que, por amor, deu a vida pela humanidade, desencadeando um movimento revolucionário de transformação pelo amor.

Ver e ouvir o sermão aqui
Ler o texto na íntegra (em inglês) aqui.

[Editado para introduzir a citação relativa a Theilhard de Chardin]

Sem comentários: