sábado, 21 de julho de 2018

Frei Bento: um observador sério da realidade da Igreja


No número de Julho da revista Brotéria, publicada pelos jesuítas portugueses, o padre jesuíta Rui Fernandes assina um texto sobre o livro de frei Bento Domingues A Religião dos Portugueses:

Em 1988, frei Bento Domingues publicava o livro A Religião dos Portugueses, condensando em parte as notas do seu Curso de Pastoral, no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET), em Lisboa (1967-1975). Então, o autor apelava para a necessidade de se estudar em profundidade o fenómeno religioso português, tendo Fátima como objecto de análise simultaneamente concreto e simbólico. O livro que agora nos chega recupera esses textos e problemática, somando uma selecção de artigos posteriores do autor, uns provindos da sua coluna semanal no jornal Público, outros de colaborações suas em diferentes obras. Agora, como na versão original, o livro tem total cabimento e pertinência. (...)

O artigo, que pode continuar a ser lido aquideixa implícita, na minha perspectiva, uma pergunta: porque não houve até agora um reconhecimento público, por parte da Igreja institucional, do trabalho que frei Bento Domingues faz há décadas, e nomeadamente nos últimos 30 anos, de reflexão sobre o lugar do religioso na sociedade, de aproximação entre o catolicismo e a cultura e entre crentes e descrentes, de debate sobre razão e fé ou de questionamento sobre as dimensões religiosas da sociedade portuguesa?...


Sem comentários: