segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O Espaço Inter-Religioso: Novas Paisagens Culturais

Agenda


As tradições religiosas como contexto de diálogo e não apenas de potencial conflito, na contemporaneidade, é um dos pontos de partida para o seminário O Espaço Inter-Religioso: Novas Paisagens Culturais, cuja primeira sessão decorre esta terça-feira, dia 2, às 18h, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa. O pensador, filósofo, teólogo e místico Raimon Pannikar – cujo centenário do nascimento ocorre no próximo dia 2 de Novembro e é pretexto para o Ano Pannikar – será o contexto deste seminário, que prevê duas lições sobre o autor de Mística, Plenitude de Vida
A comemoração do centenário do nascimento de Pannikar (na foto ao lado, reproduzida daqui) é uma oportunidade para visitar o pensamento e a obra deste autor que, ao entrecruzar mundos intelectuais e religiosos distintos, personifica os desafios do nosso tempo. Pela sua reflexão original, faz olhar de modo renovado para temas clássicos da filosofia, da teologia e da espiritualidade de introdução ao seu pensamento. Uma oportunidade, como se lê na apresentação do curso, “para visitar o pensamento e a obra deste autor que, ao entrecruzar mundos intelectuais e religiosos distintos, personifica os desafios do nosso tempo” e que, “pela sua reflexão original, faz olhar de modo renovado para temas clássicos da filosofia, da teologia e da espiritualidade”. 
A proposta de formação prevê ainda a abordagem dos problemas do diálogo intercultural e duas oficinas sobre o diálogo inter-religioso em contextos históricos e geográficos diversos.
Promovido pelo Instituto de Estudos da Religião (IER) da Faculdade de Teologia da UCP, o seminário é orientado por Alexandre Palma e Peter Hanenberg, membros do IER. Os temas das cinco sessões (todas as terças, dias 2, 9, 16, 23 e 30 de Outubro, sempre entre as 18h00 e as 20h00) serão R. Panikkar: mito, símbolo e diálogo(Alexandre Palma); R. Panikkar: o ritmo cosmoteândrico(Alexandre Palma), Diálogo intercultural: conceitos e práticas(Peter Hanenberg), Música e Teologia: um diálogo entre Hildegard von Bingen e Al-Ghazali(Rui Fernandes) e Vivências cristãs em contexto islâmico(Adel Sidarus). 
Mais informação sobre objectivos e condições de acesso podem encontrar-se aqui


Sem comentários: