terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bíblia do Surfista apresentada hoje em Lisboa

É uma Bíblia para apanhar a boa onda: a Bíblia do Surfista será apresentada hoje em Lisboa, a partir das 19h30, no Museu das Comunicações. Esta será uma das iniciativas a marcar o encerramento (amanhã, quarta-feira) da exposição multimédia A Bíblia Para Todos, onde está o robô que, desde Outubro, copia todo o texto do Novo Testamento.

A edição, preparada pela Sociedade Bíblica e pela Christian Surfers Portugal, integra o texto d’A Bíblia Para Todos, a mais recente tradução da Bíblia em português, publicada em Outubro, e preparada por uma equipa de especialistas católicos e protestantes. No caso da Bíblia do Surfista, esta primeira edição inclui apenas o Novo Testamento.

Em relação a uma edição normal da Bíblia, as diferenças começam na forma de preparação da edição, que teve a ajuda da Christian Surfers International (CSI). Esta organização reúne homens e mulheres praticantes de long-board, short-board, bodyboarders, shapers ou simples amantes de praia e que integram diferentes denominações cristãs. Pretende ser uma forma de relacionar a fé cristã e o surf e está presente em países como a Austrália, Nova Zelândia, Japão, Indonésia, África do Sul, Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, França e Portugal, entre outros.

A edição da Bíblia do Surfista inclui ainda textos que tentam relacionar o surf e a fé cristã. A introdução compara a “paixão pela procura das ondas perfeitas” e o “sentimento espiritual, especialmente quando as ondas são boas e os picos alucinantes”, a que aludem tantos praticantes. Fotos e testemunhos de surfistas famosos integram a edição, pioneira em Portugal.

Na sessão de hoje, haverá testemunhos de praticantes de surf sobre a sua relação com o texto bíblico, música de surfistas, incluindo Jasmin Jones, e a visita à exposição multimédia. Aqui, a instalação Bios-Bíblia prepara-se para concluir a redacção do texto do Novo Testamento, em português, com uma caligrafia gótica.

Amanhã, quarta-feira, será o encerramento da exposição multimédia, a partir das 21h00, em forma de lounge bíblico. Artistas e músicos, incluindo vários da editora Flor Caveira, participam num programa que inclui também a possibilidade de visitar a exposição.

A mostra inclui os volumes encadernados da Bíblia Manuscrita, escrita por 100 mil portugueses, em 2004, e uma réplica da prensa de Gutenberg, onde o primeiro livro (uma Bíblia) foi impresso em 1454/55. O robô copista concluirá também a redacção do Novo Testamento. A última frase do Apocalipse, ou Revelação, o último livro da Bíblia, diz: “Vem, Senhor Jesus! Que as bênçãos do Senhor Jesus estejam com todos vós.”

(notícia do Público de dia 4, já actualizada nas datas; a imagem reproduz o convite para a sessão de quarta-feira; basta clicar em cima para ampliar)

Sem comentários: