domingo, 7 de fevereiro de 2010

Seis mil pessoas aguardadas para encontro de Taizé no Porto

Seis mil jovens de 25 países estarão no Porto para passar o Carnaval a rezar. Entre os dias 13 e 16, os participantes respondem assim à convocatória dos irmãos de Taizé, comunidade ecuménica no Sudeste de França, que reúne monges de diferentes tradições cristãs e nacionalidades.

As inscrições de participantes ultrapassaram largamente as expectativas. "Há um grande envolvimento na preparação e um grande entusiasmo, mesmo da parte de grupos que nem sequer conheciam Taizé", disse ao "Público" o irmão David, o único português que integra a comunidade de Taizé, fundada em 1940 pelo pastor calvinista Roger Schutz.

O actual prior da comunidade, o irmão Aloïs, estará presente no encontro, vindo directamente de um encontro nas Filipinas, que terminou hoje em Manila. Haverá mais seis membros da comunidade a animar a iniciativa de Taizé no Porto - que sucede ao encontro europeu de Lisboa, decorrido em Dezembro de 2004.

Durante os dias do encontro, haverá debates e workshops sobre a economia (este decorre na Bolsa do Porto), combate à pobreza, ciência e fé ou modos de aprender a rezar a partir da arte (ícones, órgãos de tubos ou igrejas barrocas do Porto, por exemplo). A bioética, a vocação missionária, o ecumenismo ou o apoio ao Haiti são outros temas previstos. A partir das 16h, em vários locais da cidade, os workshops são abertos à participação de qualquer pessoa, mesmo não inscrita (o programa está aqui).

No centro da iniciativa estarão também os tempos de oração – de manhã, nas paróquias de acolhimento e, às 14h15 de segunda-feira, nas igrejas de S. Lourenço, S. Bento da Vitória, Trindade e S. João Novo, abertos a toda a população. Ao fim da tarde de domingo e segunda, os participantes reúnem-se também no pavilhão Dragão-Caixa, para jantar e fazer uma vigília de oração, sempre ao ritmo de Taizé: cânticos de frases simples, com melodias que se apreendem rapidamente e que são repetidas em coro. À semelhança do que já aconteceu na semana que agora finda, a partir de amanhã, segunda, uma oração diária decorre já na Igreja das Taipas, às 19h (pode ser seguida aqui).

Os 3500 participantes – portugueses, espanhóis, polacos, franceses, alemães e jovens de outros países – serão acolhidos por 900 famílias em 39 paróquias – incluindo paróquias protestantes da cidade. Aos jovens e às famílias, juntam-se ainda mais de 600 voluntários. A organização está ainda a aguardar boas condições para que os jovens possam utilizar os transportes públicos da cidade.

Com o tema “Procurar juntos as fontes da alegria”, o encontro inicia-se sábado, com o acolhimento dos jovens a partir das 11h00. Às 18h00, um fórum musical com cantos tradicionais de diferentes regiões portuguesas antecede o jantar e uma vigília de oração.

(Notícia publicada hoje no Público, aqui aumentada; foto copiada do site o encontro)

Sem comentários: