quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Padre português salvou judeus em 1943/44, durante ocupação nazi de Roma

Padre português salvou antifascistas e judeus refugiados no Pontifício Colégio Português em Roma, entre 1943 e 1944, durante a ocupação nazi da capital italiana.
A lista dos refugiados do padre Joaquim Carreira esteve guardada durante todos estes anos no arquivo do Colégio e é agora revelada pelo jornalista António Marujo.
As dúvidas sobre o papel do Papa Pio XII e do Vaticano durante a II Guerra Mundial só serão esclarecidas quando o Arquivo Secreto do Vaticano permitir a consulta da documentação posterior a 1939. Mas alguns documentos pontifícios, já conhecidos, e várias investigações realizadas nos últimos anos, permitem concluir que a Santa Sé tinha, pelo menos, uma dupla diplomacia nos anos do Holocausto. A oficial, marcada pela cautela estratégica e pragmática, e a informal, que permitiu salvar milhares de judeus e opositores aos regimes fascista e nazi. 

Pode ver aqui reportagem da SIC, com entrevista ao jornalista António Marujo sobre "a lista" de refugiados salvos pelo padre português.

E pode rever aqui a Grande Reportagem SIC, emitida em Setembro. Pela primeira vez uma equipa de reportagem portuguesa teve acesso ao depósito do Arquivo Secreto Vaticano e mostrou alguns dos mais importantes documentos na história.

Sem comentários: