quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Fim-de-semana teológico: modernidade, intrigantes linguagens da fé e reforma da Igreja

Agenda

De amanhã até sábado, a teologia marcará forte presença no Porto e em Lisboa: no Porto, realiza-se o colóquio internacional Catolicismo, modernidade e anti-modernidade; em Lisboa, decorrem as V Jornadas de Teologia Prática, sobre As intrigantes linguagens da fé e o IV Colóquio de Teologias Feministas, com o tema A reforma da Igreja. Entre os diferentes contributos para as três iniciativas, estão o da actriz Maria do Céu Guerra, da escritora Alice Vieira, do biblista e poeta José Tolentino Mendonça, do patriarca de Lisboa, dos historiadores Luís Salgado de Matos, Maria Lúcia de Brito Moura e de várias teólogas estrangeiras.
A primeira iniciativa, que cruza a teologia com outras áreas do saber, decorre entre quinta-feira e sábado, promovida pelo Centro de Estudos do Pensamento Português, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto). No colóquio sobre Catolicismo, modernidade e anti-modernidade, serão debatidas questões como cientismo, metafísica e religião; missionação, laicização e secularização; educação e ensino: doutrinas e instituições; e as relações entre Igreja e Estado. Um último painel analisará o tema geral nas realidades de Portugal, Galiza, Brasil e Bélgica. O programa detalhado está disponível aqui.
Na sexta-feira, o dia começa pela Católica, mas desta vez em Lisboa: pouco depois das 10h, Maria do Céu Guerra fará uma performance sobre o Cântico dos Cânticos, na versão de Fiama Hasse Pais Brandão. Mesas de debate sobre a fé sensível, os lugares das linguagens (homilia, blogue e quotidiano), as parábolas, narrativas e profecias ocuparão depois o tempo até às 18h. O programa completo pode ser consultado aqui.
Precisamente às 18h tem início a primeira intervenção do Colóquio de Teologias Feministas. Organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, mas decorrendo nas suas instalações de Lisboa, o colóquio tem duas conferencistas convidadas: Maaike de Haardt, presidente da ESWTR (Sociedade Europeia de Mulheres na Pesquisa Teológica) e Marta Maria Zubía Guinea, professora de Direitos Humanos e Cristianismo, na Universidad de Deusto, Espanha.
Mais elementos a propósito deste colóquio podem ser lidos aqui e a apresentação e o programa estão disponíveis aqui.  

Sem comentários: