sábado, 24 de novembro de 2018

Um doodle para o padre que ajudou a integrar os surdos


 
Nascido em 24 de Novembro de 1712, o padre Charles Michel de l’Épée é uma das figuras mais destacadas na história da integração social das pessoas surdas. Ele “educou, instruiu e formou uma população abandonada que ninguém sabia como entender e ninguém queria atender”, como escreve Alberto López na edição brasileira do El País, onde se pode ler este parágrafo:

As pessoas com deficiência auditiva tinham naquela época poucas oportunidades de subir na vida e, certamente, nenhuma facilidade. As superstições e os preconceitos ainda estavam arraigados em muitas áreas da Europa Ocidental. Por exemplo, o filósofo grego Aristóteles escreveu no ano 355 a.C. que os surdos eram incapazes de raciocinar, algo que perdurou mais de um milénio como se fosse uma verdade absoluta. Felizmente, o médico Girolama Cardano realizou, em 1500, um estudo que demonstrou que os surdos eram, sim, capazes de raciocinar. Mesmo assim, em grande parte da Europa as pessoas surdas estavam sujeitas a decretos que as proibiam de se casar, possuir bens ou, em alguns casos, de ter acesso a uma mínima e elementar educação. Só os filhos surdos de famílias ricas podiam ler e escrever. Alguns até aprenderam a falar graças a professores dedicados exclusivamente a isso, cujos métodos, considerados quase milagrosos, eram um segredo bem guardado.

Tendo passado neste sábado, 24 de Novembro, o aniversário de Charles Michel de l’Épée, o motor de busca Google homenageou-o com o doodle do dia. O texto referido pode ser lido aqui.

Sem comentários: