sábado, 18 de novembro de 2017

Da Mundial dos Pobres abre no Vaticano semana debruçada sobre as questões sociais

 ALBERTO PIZZOLI / AFP
O Papa Francisco junta este domingo alguns milhares de pessoas fragilizadas e necessitadas de apoio e almoçará no Vaticano com 1500 de entre eles. Esse gesto inscreve-se no Dia Mundial dos Pobres, criado por iniciativa deste Papa, e que tem por lema “Não amemos com palavras, mas com obras”, extraído da 1ª Carta de João.
Francisco celebrará a eucaristia não apenas com pessoas pobres de Roma e de Itália, mas também com delegações que foram de diversos países, acompanhadas por voluntários de organizações que habitualmente trabalham com elas. Depois do Angelus, segue-se o almoço: uma parceria feita com várias dezenas de restaurantes da cidade de Roma possibilitará que cada um receba 10 pessoas carentes, as quais poderão escolher qualquer prato do menu do dia. Uma série de instituições da capital italiana ligadas à Igreja Católica abrirão também as suas portas para acolher os convidados de honra neste dia.
Esta iniciativa, que se celebra um pouco por todo o mundo, contou com uma forte adesão de inúmeras dioceses e abre uma semana particularmente densa do ponto de vista da pastoral social. De facto, antecede uma iniciativa também inédita no Vaticano, um encontro internacional  de organizações sindicais, subordinada ao tema “Da Populorum Progressio à Laudato Si” (e sobre a qual voltaremos a escrever aqui).

Sem comentários: