sexta-feira, 28 de maio de 2010

Artes do Claustro em São Vicente de Fora

Teresa d'Ávila dizia que Deus andava também entre os tachos e panelas. Talvez seja essa uma das razões para que, dos conventos e mosteiros, sempre tenham saído coisas doces. Mas não só: também há cada vez mais artesanato, pintura, ícones, escultura ou objectos para a devoção pessoal.

Desde esta sexta-feira, até dia 6 de Junho, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, decorre a 1.ª Mostra de Produtos Conventuais. Bolachas, compotas, licores e também objectos religiosos, ícones, pinturas, esculturas, artesanato e outros estão à disposição dos interessados em conhecer o que se faz nos mosteiros e conventos portugueses.

São 14 as ordens e congregações religiosas (mais um seminário, um centro de espiritualidade e uma paróquia) participantes nestas Artes do Claustro. A ideia começou por ser pensada só para a área de Lisboa, mas rapidamente foi alargada a todo o país, se bem que ainda a um âmbito reduzido. Criar um ritmo anual e alargar a participação ao maior leque possível de mosteiros e conventos são as duas ideias em perspectiva.

A mostra está aberta todos os dias (excepto segunda) das 12h às 22h (sextas e sábados até às 24h). Nos dias 29 de Maio, 1, 3 e 5 de Junho, haverá chá no mosteiro, às 17h, servido pelo Convento dos Cardaes. Hoje, sábado, às 19h30, há um concerto de cravo com Flávia Castro e na sexta-feira, dia 4, um outro com o coro da Universidade Católica.

Esta sexta e sábado decorre o colóquio Mosteiro de São Vicente de Fora - Arte e História, que incluiu a apresentação de uma monografia sobre o mesmo. A publicação resulta de uma investigação sobre o património e a história do mosteiro - que na época filipina era definido como "hum dos mayores e magníficos templos não só de todo o Reyno mas da Europa".

Na apresentação, esta sexta ao fim da tarde, o bispo Carlos Azevedo destacou que "raros são os estudos rigorosos sobre monumentos". Reunindo um conjunto de investigadores, este trabalho pretende ser a primeira obra de referência sobre São Vicente de Fora. O colóquio inclui, nesta tarde de sábado, visitas guiadas aos vários espaços - incluindo ao extraordinário património de azulejo, numa viagem guiada por José Meco, a partir das 15h30.

No mesmo espaço, na entrada do Museu, está patente a exposição "Perspectivas", com algumas das fotos incluídas no volume agora apresentado, mas tratadas a preto e branco. A não perder.

(adaptação de notícia publicada na edição do Público de dia 27)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de confirmar se este evento se realizou...estive lá com amigos, encontrei um outro grupo de pessoas que andava à procura deste evento e nada! Não se via nada nem ninguém! De lamentar...