quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os Mistérios da Missa, de Calderón de la Barca

O Teatro do Ourives, um grupo recém-formado cujo nome se inspira na peça de Karol Wojtyla/João Paulo II, apresenta-se esta sexta-feira na sua estreia, com a peça Os Mistérios da Missa, de Pedro Calderón de la Barca. Será no Castelo de Sesimbra, às 21h30 com reposição dia 2 de Junho no Seminário de S. Paulo (Almada), às 21h30 e a 11 de Junho, no Lavradio, às 21h00 (sempre com entrada livre). A peça será representada por José Nogueira Ramos, José Reis Jorge e ainda Sara Ideias, Carla do Carmo Bulhões, José Sebastião, Bruno Couto e Bruno Moreira. Na apresentação, escreve Júlio Martin da Fonseca, que encena:

Religando o que foi com o que será
(Karol Wojtyla in "A Loja do Ourives")

Ao reler estas palavras, revemo-nos na presença dialogante entre a tradição cultural e espiritual e o futuro como uma realidade aberta. A viagem anunciada é a de procurar e encontrar na contemporaneidade, para além do imediatismo estéril, a fértil intemporalidade.

A obra de Pedro Calderón de la Barca é um destes casos exemplares. Os seus Autos Sacramentais, coetaneamente representados na rua, em ambiente de festa social, no dia do Corpo de Deus, continuam a potenciar, para além de um género dramático-religioso, uma fonte de participação estética e emocional, aberta a uma constante reelaboração das mundividências pessoais e colectivas, sendo Os Mistérios da Missa, uma verdadeira obra-prima de didactismo teatral, que dá a ver a Liturgia como uma Poética de construção de sentidos e de relações.

Este é o caminho do Teatro do Ourives, a atenção à presença encarnada e a escuta às palavras, aos gestos e à suave brisa de uma Nova Primavera!

Sem comentários: