Harvey Cox é um teólogo protestante, professor da Universidade de Harvard desde 1965, autor de best sellers como A Cidade Secular ou A Festa dos Loucos e acaba de publicar nos Estados Unidos da América "O futuro da fé" (Harper, 2009).
O facto foi pretexto para diversas entrevistas, nas quais o autor propõe leituras sobre o fenómeno religioso na actualidade, por parte daquele que alguns consideram um dos grandes teólogos do século XX.
Um aspecto interessante que ele conta na rubrica semanal Religion & Ethics, da cadeia PBS, refere-se ao crescimento do religioso na própria Universidade de Harvard. Segundo conta, quando iniciou actividade docente na instituição, há mais de 40 anos, a Universidade, com uma pequena escola de teologia, possuía uma oferta formativa diminuta. Hoje, além de uma escola e de um curso, a procura de formação supera largamente a oferta e, segundo Cox, é cada vez maior o número de estudantes que participam nos vários cultos, rezam, etc., não necessariamente vinculados a confissões religiosas. Trata-se de uma "curiosidade intelectual" mas também de uma "busca pessoal", acrescenta.
Para ouvir uma entrevista com Cox: AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário