É a primeira vez que, desde 1492 e a Reconquista, tal sucede: uma festa muçulmana, o Aid el-Kebir, figurará, em 2010, no calendário dos dias feriados de uma cidade espanhola. Conta o diário El País de sábado que Melilla, um enclave localizado no norte de Marrocos, celebrará, no dia 17 de Novembro do próximo ano, a principal festa muçulmana, o Aid el-Kebir ou Festa do Sacrifício. Também designada por Aid al Adha, a Festa do Sacrifício, que se celebra 70 dias depois do fim do Ramadão, é, para os muçulmanos, ocasião para comemorar a ordem dada por Alá a Abraão para que, em vez de sacrificar o seu filho, matasse um cordeiro.
O feriado foi estabelecido na sequência de um acordo entre a Câmara Municipal e as quatro principais associações muçulmanas de Melilla. É uma decisão que não tem precedentes no mundo não islâmico, disse, ao El País, Abderramán Benyahia, porta-voz da Comissão Islâmica de Melilla.
2 comentários:
Apenas mostra como a Europa é uma região pouco civilizada.
Timor-Leste, com 95% de Católicos tem não um, mas dois feriados muculmanos, para além do Idul Lada tem ainda o Idul Fitri.
Menos civilizados,então, os países muçulmanos, onde não vemos "feriados cristãos"?
Enviar um comentário