quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A família tem futuro?

Agenda


O ISTA (Instituto São Tomás de Aquino), dos padres dominicanos, promove a partir desta quarta-feira o ciclo Tardes de Setembro, sobre o tema A família tem futuro?, com sessões em Lisboa e Porto.
Na apresentação da iniciativa, o ISTA descreve muito do que se passa hoje em dia, citando F. Vela: “A experiência vital começa hoje, para muitas crianças, nesse cenário, feliz mas breve, de um lar completo, ou seja, de um filho pequeno convivendo com ambos progenitores. A esta curta etapa, segue-se outra mais longa: a desta mesma criança vivendo só com a sua mãe separada ou divorciada. Uma terceira experiência talvez seja a do adolescente vivendo num novo lar, com a sua mãe recasada e, consequentemente, sob a figura menos atractiva de um pai adoptado ou padrasto. Chegado à idade juvenil emancipatória, ele unir-se-á consensualmente à sua noiva, exercendo plenamente vida sexual com ela como casal de facto. Num quinto ciclo vital, a maioria destes jovens casar-se-á com o seu companheiro/a de facto e, no fim de uns poucos anos de matrimónio, entrarão na sexta etapa que é a de divorciados. Passarão, pois, por um outro período em solitário, mas voltarão a casar. Chegados à etapa da maturidade, ficarão viúvos e recolherão a algum lar de idosos, onde esporadicamente receberão visitas do seu filho ou filha e dos seus netos.”
É precisamente a falar acerca de Percursos familiares – retratos da actualidade, que hoje se inicia o ciclo, com a médica Maria Amália Nunes. No Porto, a primeira sessão (quarta, dia 24) terá como tema A crise do humano, a família e os novos laços sociais, com o sociólogo Moisés Martins, professor da Universidade do Minho.
Os outros dois temas serão idênticos em Lisboa e Porto: Jesus e a família, com frei Bento Domingues; e O questionário do Sínodo dos Bispos – questões morais, com frei Mateus Peres.

As sessões decorrerão sempre a partir das 18h30. Em Lisboa (hoje até sexta), elas decorrem no Convento de São Domingos (Rua João de Freitas Branco, 12, junto à estação de metro do Alto dos Moinhos. No Porto (quarta a sexta da próxima semana), será no Convento de Cristo-Rei (Praça D. Afonso V, 86). A inscrição é de cinco euros e mais informações podem ser obtidas através do telefone 217 228 370 ou do endereço istaop@gmail.com.

Sem comentários: