domingo, 6 de dezembro de 2009

É preciso um estilo de vida sóbrio, diz o Papa

(Foto © Gérard Moss, projecto "Brasil das Águas" - efeitos do desmatamento no Rio da Saudade, Amazonas)


O Papa Bento XVI destacou este Domingo a necessidade de uma acção concertada da comunidade internacional para fazer face ao fenómeno do aquecimento global, sem prejudicar as populações mais pobres nesse esforço.

Referindo-se à Cimeira da ONU sobre as alterações climáticas, que se inicia esta segunda-feira, em Copenhaga, o Papa dexiou votos, após a recitação do Angelus, na Praça de São Pedro, para que “os trabalhos ajudem a encontrar acções respeitosas da criação e promotoras de um desenvolvimento solidário, fundados na dignidade da pessoa humana e orientada para o bem comum”.

“A salvaguarda da criação postula a adopção de estilos de vida sóbrios e responsáveis, sobretudo em relação aos pobres e às geração futuras”, acrescentou.

A Ecclesia tem uma notícia mais completa e organizou também um dossier sobre o tema.

Para quem não sabe, pode referir-se que há em Portugal uma associação ambientalista de inspiração cristã, que nasceu há 26 anos e está hoje já presente em duas dezenas de países. A Rocha tem um site onde se podem obter informações, ler textos sobre teologia da criação e saber em que acções concretas a organizaçao está empenhada pelo mundo fora.

Sem comentários: