sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

D. Manuel Clemente, Prémio Pessoa 2009

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, foi o escolhido como Prémio Pessoa 2009. O júri, presidido por Francisco Pinto Balsemão, justificou: "A sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja. Ao mesmo tempo que leva a cabo a sua missão pastoral, D. Manuel Clemente desenvolve uma intensa actividade cultural de estudo e debate público. Em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo."

Mais pormenores sobre a atribuição do prémio podem ler-se aqui. No Religionline já se tinha assinalado a produção ensaística mais recente, em Setembro, quando remetemos para uma entrevista publicada no Público/Ípsilon e que pode ser lida aqui.

Esta é a primeira vez que o galardão é atribuído a uma figura da hierarquia católica. Outras figuras publicamente reconhecidas como crentes - José Mattoso ou João Lobo Antunes - tinham já recebido antes o Prémio Pessoa.
(Foto © Público)

Sem comentários: