terça-feira, 6 de setembro de 2016

Uma agenda não laicista, antes pela não-discriminação, para a liberdade religiosa


José Vera Jardim, novo presidente da Comissão de Liberdade Religiosa

Nesta segunda-feira, tomou posse a nova Comissão de Liberdade Religiosa (CLR), presidida por José Vera Jardim que, enquanto ministro da Justiça, foi o responsável político pela actual Lei da Liberdade Religiosa. Depois de cinco anos de quase inexistência por manifesta falta de condições políticas, Vera Jardim propõe-se agora revitalizar a comissão.
Numa entrevista à Rádio Renascença, o antigo ministro propõe-se alargar a representação da confissões minoritárias, admitindo uma comissão mais alargada e outra mais restrita para gerir as questões quotidianas. Sobre as polémicas acerca da proibição de véus e burquinis, nomeadamente em França, diz que não acha que seja esse o caminho a seguir: “Proibir vestuários ou obrigar vestuários é coisa que não me convence como modo de convivência sã entre as pessoas”, afirma.
Na cerimónia de posse da Comissão, como se pode ler aquio novo presidente da CLR afirmou que tem uma agenda não-laicista, antes pela “não-discriminação”, acrescentando ser favorável a que, por princípio, não haja crucifixos em escolas públicas.
A entrevista à RR pode ser lida na íntegra aqui (de onde também se reproduz a foto)

(Este blogue estará com publicações intermitentes durante as próximas semanas)

Publicação anterior: 



Sem comentários: