Hélder Câmara (foto reproduzida daqui)
Hoje, 27 de Agosto, completam-se 19 anos sobre a morte, em 1999, de Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife (Brasil). Entre os seus 14 e 22 anos, o jovem Hélder viveu no Seminário Diocesano de Fortaleza, Ceará, Brasil. No final da sua permanência ali, ele elaborou uma ‘regra de vida’, posteriormente divulgada entre colaboradoras e colaboradores, tanto no Rio de Janeiro como em Recife. Trata-se de um documento pouco conhecido, mas relevante para a compreensão da sua importância em termos universais, ou seja, para além da instituição católica.
Nesse texto, sobressai, sem resquícios ‘salvacionistas’, a teologia da graça, da vida, da beleza e da alegria e não se fazem referências a ideias como combate ao pecado, penitência, confissão, arrependimento, pecado original, ‘temor de Deus’, morte, culpa, diabo ou inferno.
(o texto sobre a Regra de Vida de Dom Hélder pode ser lido aqui)
2 comentários:
Bem Haja, António Marujo por esta e outras partilhas! É sempre um gosto poder ler e reflectir sobre aquilo que aqui publica. Umas vezes informação, a maior parte das vezes ajuda à reflexão dos temas actuais e relevantes para cada um(a) de nós que acredita e quer viver de acordo com o Evangelho e não apenas, com os "princípios doutrinais" que os homens constroem...
Que continue a poder fazê-lo por muito mais tempo, com a esperança de que muitas cabeças se "abram" verdadeiramente ao Evangelho e a outras teologias menos antigas e mais de acordo com o tempo que vivemos.
Um Bom Dia e um Abraço!
Isaura Feiteira
D. Hélder rogai por nós!
Enviar um comentário