terça-feira, 4 de setembro de 2018

Tolentino Mendonça: "Papa Francisco é a referência de uma Igreja que quer purificar-se de crimes passados e transporta uma exigência de coerência evangélica”


José Tolentino Mendonça fotografado em Abril, 
na reitoria da Universidade Católica Portuguesa 
(Foto © Nuno Ferreira Santos/Público)

O silêncio das bibliotecas outra coisa não é “do que um impressionante coral com milhões de vozes que atravessam os tempos, cuja audição nos avizinha do inesgotável e fascinante mistério da vida”, diz o novo responsável da Biblioteca e Arquivo Secreto do Vaticano, José Tolentino Mendonça, para quem a procura da beleza deve, hoje, assumir as linguagens, formas e gramáticas da contemporaneidade. 
Chegado a Roma para tomar posse dos novos cargos, o ex-vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa deparou-se com a tempestade à volta do Papa. Mas sobre o que se está a passar, o novo bibliotecário da Igreja Católica diz, nesta entrevista, que “o conselho do Papa Francisco no regresso da viagem à Irlanda é de uma grande sabedoria” e que não é por acaso que “não só dentro da Igreja, mas tantos não-crentes manifestam o seu respeito e admiração por Bergoglio”.
(a entrevista pode ser lida aqui)

85 quilómetros de arquivos aos seus pés

Instituições históricas, o Arquivo e Biblioteca do Vaticano são pela primeira vez dirigidos por um português, mas poucos investigadores nacionais utilizam aqueles fundos para as suas pesquisas. 
Os milhares de visitantes dos Museus Vaticanos que todos os dias passam no Cortile della Pigna, o pátio interior que liga os espaços expositivos, não imaginam o que está sob os seus pés: 85 quilómetros de estantes, com milhões de documentos (dos quais 30 mil pergaminhos), provenientes pelo menos de 650 fundos diferentes e dos arquivos dos diferentes papados.
Será esse mundo – mais os milhares de volumes da Biblioteca Apostólica – que, a partir deste sábado, 1 de Setembro, estará sob a responsabilidade do novo arcebispo português, D. José Tolentino Mendonça, enquanto arquivista e bibliotecário da Igreja Católica. 
(o texto pode ser lido aqui)

Sem comentários: