quinta-feira, 26 de março de 2015

Entre o destino e a liberdade: o percurso histórico do problema da predestinação

Agenda


Começou esta manhã e vai até sábado o workshop sobre Entre o destino e a liberdade: o percurso histórico do problema da predestinação, organizado pelo Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Na apresentação da iniciativa, o CEHR diz: “(...) Enquanto dispositivo de legitimação da ordem social e da modelação de comportamentos, a predestinação consiste numa problemática que tem efeitos na esfera político-cultural. A relação entre as conceções deterministas e as sociedades não é estática mas recíproca, na medida em que as primeiras podem ser influenciadas por condicionantes geopolíticas, pela natureza do sistema religioso e pelas dinâmicas sociais e culturais. Os universos religiosos desenvolveram padrões de gestão desta relação dialética, muitas vezes tensional, entre o determinado ou determinável pelo divino e a autonomia do humano, organizados em torno da rejeição da existência da predestinação, da negociação com o sagrado, ou da resignação à sua vontade.
Extravasando o universo judaico-cristão, o destino é um conteúdo nevrálgico e, por isso, transversal às várias religiões. (...)”
Os objectivos e programa do encontro podem ser consultados aquiOs trabalhos decorrem no auditório 2 do edifício antigo e na Sala de Exposições(piso 2) do edifício da Biblioteca.

Sem comentários: