sexta-feira, 5 de junho de 2015

Victória de Almeida e Sousa Pinto de Andrade (1936-2015)



In memoriam



Hoje, pelas 17h30, depois de o funeral ter sido realizado na manhã desta sexta-feira, decorre na Igreja do Convento de São Domingos de Benfica, de Lisboa (Rua João de Freitas Branco, 12) uma celebração da Palavra, evocativa da figura de Victória de Almeida e Sousa Pinto de Andrade, que morreu em Lisboa na passada quarta-feira. A cerimónia religiosa evocativa da viúva de Joaquim Pinto de Andrade será presidida por frei José Nunes, frade dominicano.
A propósito da sua personalidade e da sua vida, Adolfo Maria, autor de vários livros sobre Angola enviou a vários amigos um texto evocativo em que afirma que Angola “perdeu uma das suas mais valorosas filhas”. E acrescenta:
Perdemos a sua terna presença e a sua discreta e permanente solicitude. Morreu uma mulher de extrema sensibilidade, inteligente e corajosa. Morreu uma angolana que sofria com os sofrimentos dos seus compatriotas. Morreu uma mulher que soube lutar pela independência de Angola, pela liberdade, pela aplicação dos direitos humanos, pela justiça social
O texto completo pode ser lido aqui, de onde também é reproduzida a foto.
Parte superior do formulário
Parte superior do formulário

Sem comentários: