domingo, 24 de março de 2013

Encontro em Lisboa: “Um novo Papa, uma nova Igreja?”


A eleição do novo Papa, a escolha do seu nome, os seus primeiros gestos e discursos surpreenderam muita gente, dentro e fora do espaço católico. O que se viveu nos últimos dias significa que estaremos no início de um processo de mudanças significativas na Igreja Católica ou apenas na forma de exercer o papado?
Para debater esta questão e as expectativas do pontificado do Papa Francisco, três jornalistas que estiveram nas últimas semanas em Roma - António Marujo, Joaquim Franco e Manuel Vilas Boas - promovem o Encontro “Um novo Papa, uma nova Igreja?”, que terá lugar nesta terça-feira, dia 26, entre as 10h00 e as 13h00, no Centro de Estudos Sociais-Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13 – Lj. 117/118).
Participam neste Encontro quatro oradores de várias proveniências:
  • Isabel Galriça Neto (médica e deputada do CDS-PP)
  • Teresa Toldy (teóloga, investigadora do CES e professora da Universidade Fernando Pessoa)
  • Fernando Ventura (frade franciscano)
  • Alberto Brito (padre jesuíta, provincial da Companhia de Jesus em Portugal).

Estarão igualmente presentes vários jornalistas que, em Roma, acompanharam o conclave e a eleição do novo Papa.
Esta actividade é uma colaboração entre os jornalistas que têm dinamizado os encontros sobre Religião e Media e o Policredos – Observatório para a Diversidade Cultural e Religiosa na Europa do Sul, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A entrada e participação são livres.

1 comentário:

Miguel Lima disse...

Iniciativa interessante..., esperemos que os "consagrados" estejam iluminados pelo Espírito Santo e não tenham medo de falar claro, sem demagogias e futurologias para agradar a gregos e troianos.