sábado, 31 de maio de 2014

Papa Francisco na Terra Santa e Ascensão: A glória de Deus é o homem vivo

Crónicas

No comentário aos textos da liturgia católica deste domingo, Vítor Gonçalves refere a viagem do Papa Francisco à Terra Santa, no início da semana. Com o título No céu e na terra, acrescenta depois, sobre o tema da ascensão de Jesus, festa litúrgica deste domingo:

Aquele “ensinai todas as nações” que Jesus confiou aos apóstolos, não é apenas um conteúdo intelectual: é uma vida renovada com Ele. Abraça todas as dimensões humanas, leva luz à escuridão e quebra as correntes que aprisionam. Bem dizia S. Ireneu: “A glória de Deus é o homem vivo e a vida do homem é a visão de Deus”!
(o texto integral pode ser lido aqui)

No DN de hoje, Anselmo Borges comenta exclusivamente a viagem do Papa à Jordânia, Palestina e Israel. O título da crónica é Francisco no Médio Oriente. "Conseguimos!":

E sucederam-se os encontros ecuménicos e inter-religiosos. Com o Patriarca ortodoxo Bartolomeu, assumiu a urgência da união de todos os cristãos, propondo "um novo modo" de exercer o primado papal, tendo talvez no horizonte a ideia de um primus inter pares (o primeiro entre iguais). Na Esplanada das Mesquitas, encontrou-se com o Grande Mufti, pedindo aos "amigos muçulmanos" um trabalho em conjunto pela justiça e pela paz. "Que ninguém instrumentalize o nome de Deus para a violência!" Depois do muro de Belém, rezou no Muro das Lamentações. E, num encontro com rabinos, um rabino proclamou: "Em Jerusalém, não deve existir mais ódio nem inimizade entre os irmãos."
(o texto integral pode ser lido aqui)





Sem comentários: