domingo, 10 de maio de 2015

Estruturar teologicamente o Papa; as cadeias e outros problemas – incluindo o amor

Crónicas

Na sua crónica de hoje no Público, frei Bento Domingues refere-se às declarações do prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, cardeal Gerhard Ludwig Müller, sobre a necessidade de dar “estruturação teológica” ao pontificado de Francisco. Sob o título Um prefeito nem sempre é perfeito, escreve:

Estamos numa situação delicada. Como vimos, Jesus não tinha nada de teólogo profissional, a sua profissão era outra. S. Francisco, ainda menos. João XXIII, convocando o Concílio e neutralizando a vigilância do cardeal Octaviano, do Santo Ofício, deixou o debate teológico à solta, decisão que nunca mais lhe será perdoada pelos vigilantes da ortodoxia. (...)
Chegou o Papa Francisco e soltou, de novo, a palavra na Igreja e manifestou, numa carta à Faculdade de Teologia de Buenos Aires, a vontade de que os teólogos profissionais cheirassem a povo, não ficassem isolados numa redoma. Há atrevimentos que se pagam caro.
A ambição do poder de dominar – também há poder de servir – é presunçosa e ridícula. Quem se julga o centro da Igreja, perde-se do Espírito de Cristo e pensa que só ele tem a chave da salvação. 
(O texto pode ser lido aqui na íntegra)


No DN de sábado, Anselmo Borges também se refere às mesmas declarações e acrescenta outros Problemas de e com Francisco:

Há pouco, Francisco pediu numa paróquia: "Rezai por mim, que estou já um pouco velho e doente, embora não demasiado." Neste cenário, o cardeal Walter Kasper mostra-se inquieto e pergunta: "Será o pontificado de Francisco apenas um breve interlúdio na história da Igreja?" Felizmente, o papa emérito continua indefectível com Francisco, disse o irmão, Georg Ratzinger. E o cardeal Maradiaga, que preside ao grupo dos nove cardeais assessores, afirmou: "Quem diz que estamos num barco à deriva sabe pouco de navegação e de Francisco."
(O texto pode ser lido aqui na íntegra)


No CM de sexta-feira, Fernando Calado Rodrigues escreve, a propósito do ano da misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, sobre Os Papas e a cadeia:

O Ano da Misericórdia – que se iniciará a 8 de Dezembro e se concluirá no dia 20 de Novembro de 2016 – irá promover várias iniciativas que traduzam a “proximidade e atenção aos pobres, aos que sofrem, aos marginalizados e a todos aqueles que precisam de um sinal de ternura”. Estas foram as palavras do arcebispo Rino Fisichella na apresentação do calendário do Ano Santo, o qual prevê o “Jubileu dos Presos” a 6 de novembro de 2016.
O Papa Francisco quer que, se for possível, alguns reclusos venham à Praça de São Pedro. Não fará sentido celebrar a Misericórdia e esquecer um dos ambientes em que ela pode ser mais benéfica.
(O texto pode ser lido aqui na íntegra)


O comentário de Vítor Gonçalves aos textos bíblicos da liturgia católica deste domingo tem o título “Foi isso mesmo o que Ele disse…”. Aqui fica o texto:

Conta uma antiga tradição que, estando já velhinho o apóstolo São João (a tradição diz que foi o único que não morreu mártir) lhe vieram perguntar, mais uma vez, sobre o que dizia Jesus. Ao que teria respondido: “Meus filhinhos, Jesus dizia: “Amai-vos! Amai-vos uns aos outros!” E insistia, repetindo as palavras. Piedosamente alguém teria comentado baixinho: “Coitado. Já está senil e repete sempre a mesma coisa!” Mas os ouvidos do apóstolo ainda não estavam assim tão moucos e ele respondeu energicamente: “Mas foi isso mesmo o que Ele disse!”

Serve a história para dizer que o essencial do cristianismo é profundamente simples, e talvez por isso, porque preferimos complicar em vez de viver a sério o que vale a pena, desculpamo-nos com o “bric-a-brac” de coisinhas religiosas ou o jeitinho para condenar os outros em nome de Deus. Como o caso daquele bispo que visitava uma paróquia perguntou a uma criança que ia fazer a primeira comunhão em que é que se distinguiam os cristãos. Perante a hesitação da criança apontou para a cruz de ouro e pedras preciosas que trazia ao peito e quase sussurrou: “Pela cruz,…pelo sinal da cruz!” Mas teve de engolir as palavras pois a criança, de olhos brilhantes, e num repente, disse: “Já sei: é pelo amor!” Claro que a cruz é sinal de um amor até ao fim, mas também foi sinal de muita opressão e violência, de muito pouco amor!
Quando S. João define Deus como amor (só possível pela revelação de Jesus), produz-se uma verdadeira revolução nas ideias comuns sobre Deus. Ele já não é ameaçador e os seres humanos podem deixar de ter medo. Não é violento e está ao nosso lado para salvar e libertar. Não quer sacrifícios nem oferendas mas quer-nos a nós como filhos e irmãos. Quer que permaneçamos no seu amor, este amor oferecido a partir da pobreza e do despojamento de Jesus. Tão diferente de um amor oferecido a partir do poder, como aquele que o imperador Frederico da Prússia, ao passar revista às suas tropas e descobrindo um soldado que tremia de medo dele lhe impõe: “Ordeno-te que não tenhas medo e que me ames!” É o amor que dá sentido pleno à vida, que faz existir o outro e o eleva, que não procura retorno e quer sempre a felicidade do amado. É esta a seiva da nossa existência. Se não é por amor, que sentido têm o trabalho, os compromissos, os laços, a criatividade, a alegria e a festa, a justiça e a verdade, a arte, a beleza, a cultura, o rir e o chorar com os outros, o sofrimento absurdo e misterioso, o sonho e a esperança?

Este é o essencial que parecemos esquecer, quando ser religioso se torna um assunto mais doutrinal do que uma experiência de amor, e os ritos e preceitos se tornam obrigações pesadas, desvinculados de valores, e prolongam um cristianismo triste, cinzento, azedo e pesado. Permanecer no amor de Jesus é viver com Ele e como Ele, em fraternidade cada vez maior, numa “alegria completa”. Porque é o essencial, o amor não é fácil; é o mais difícil, mas sem ele produz-se um vazio que nada consegue encher. Levar à humanidade o amor sem limites de Deus, e que ele nos ensina a viver é o essencial do cristianismo. Bem dizia o meu querido Sebastião da Gama: “Tens muito que fazer? Não, tenho muito que amar!”

Sem comentários: