domingo, 16 de fevereiro de 2014

Desumanidades e positividades

Crónicas

Comentando a liturgia católica deste domingo, Vítor Gonçalves escreve no jornal Voz da Verdade, sob o título "A justiça começa na verdade":

Quando a desumanidade se veste de religiosidade cometem-se crimes impensáveis e a justiça implica sempre uma purificação que só a verdade pode fazer.
(o texto integral pode ser lido aquio autor enviou entretanto um mail a rectificar uma informação: o número de mais de 100 mil abortos feitos em Portugal diz respeito aos anos que passaram desde o referendo, e não a um ano, como por lapso ficou escrito)

No DN de sábado, Anselmo Borges escreveu a segunda crónica com o título "O Papa e o maldito sexo":

Como pedia o cardeal Carlo Martini, "é um sinal de grandeza e autoconsciência alguém confessar os seus erros e visão limitada". Assim, "o Papa talvez não retire a encíclica [Humanae Vitae, de Paulo VI, sobre a procriação e a sexualidade], mas pode escrever uma nova e ir mais longe. É legítimo o desejo de que o Magistério diga algo de positivo sobre o tema da sexualidade". "Procuramos um caminho para, de modo fiável, falar sobre o casamento, o controlo da natalidade, a procriação medicamente assistida, a homossexualidade, a contracepção."
(texto na íntegra aqui)


Sem comentários: