terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Imaginar a Igreja

Agenda



Imaginar a Igreja – Sinodalidade, Colegialidade, Ministério de Pedro é o tema das 35ªs Jornadas de Estudos Teológicos, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, que decorrem entre amanhã (quarta) e dia 26 (sexta).
Alphonse Borras, teólogo belga e especialista em Direito Canónico, e Salvador Pié-Ninot, professor de Teologia Fundamental e Eclesiologia na Faculdade de Teologia da Catalunha e na Universidade Pontifícia Gregoriana, são dois dos intervenientes na iniciativa, cuja oportunidade foi suscitada por questões levantadas pelo Papa Francisco, “quando se fez anunciar como o bispo de Roma e isso interpelou imediatamente e teologicamente”, como referiu o director da Faculdade, em declarações à agência Ecclesia.
No programa, que pode ser consultado aquifica a faltar o testemunho das experiências de renovação comunitária animadas pelo Movimento por um Mundo Melhor/Serviço de Animação Comunitáriaquer no âmbito paroquial quer no diocesano. Apesar de em número diminuto, essas dinâmicas estão presentes em Portugal (além e outros países) desde há três décadas. Nessas experiências, a sinodalidade é uma das dimensões mais incentivadas, de modo a que cada comunidade dê espaço à maior diversidade de carismas e à participação de todos naquilo que a todos diz respeito.

Na convocação das jornadas, é recordada a afirmação do Papa Francisco na exortação Evangelii Gaudium (nº 27): “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo actual que à auto-preservação. A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de ‘saída’ e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece a sua amizade.”

Sem comentários: