terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Em que acreditam os portugueses?

Agenda 


(Foto reproduzida daqui)

Menos de 80% dos portugueses dizem-se católicos, e o número continua a descer. Ao mesmo tempo, multiplicam-se as igrejas evangélicas e o país até vai acolher a sede mundial dos ismailis, uma importante corrente do Islão xiita. Perante uma Igreja Católica que já não dá todas as respostas, o tradicional Portugal católico é cada vez mais diverso e plural e já tem 832 confissões oficialmente registadas. Sinónimo de diálogo e tolerância? Ainda é cedo para responder.
Um retrato de um país menos católico e em “destradicionalização”, no qual, nos últimos anos, se registou um boom do evangelismo protestante e que tem sido apontado como exemplo de tolerância será o tema do Fronteiras XXI, o programa que a RTP3 transmite esta quarta-feira, 5 de Dezembro, a partir das 21h30. O debate conta com as participações de José Tolentino Mendonça, responsável da Biblioteca do Vaticano, o escritor Bruno Vieira Amaral, o antropólogo Alfredo Teixeira e a socióloga Helena Vilaça. 
Como antecipação do debate, o jornalista João Francisco Gomes publicou na página do programa na internet um texto com o título Em que acreditam os portugueses?


Sem comentários: