quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Um estendal para aquecer o coração de Lisboa

Texto de Maria Wilton


Agasalhos para quem precisar estarão disponíveis neste sábado, 
na Avenida da Liberdade, em Lisboa

É já no próximo sábado, 15 de dezembro, que regressa à Avenida da Liberdade, em Lisboa o grande estendal solidário com agasalhos disponíveis para quem deles precisar: o Heat The Street.
O objetivo é que, entre as 14h e a meia-noite, numa corda com mais de uma centena de metros, pendurada entre a Praça dos Restauradores e a Rua das Pretas, qualquer pessoa pode chegar e pendurar o(s) agasalho(s) que já não utiliza. Depois, outros poderão levá-los, dando-lhes uma nova vida.
A corda estará divida em várias secções (homem, mulher e criança), como se fosse uma loja ao ar livre, só que sem caixa de pagamento. A ideia, explica Helena Carvalho, uma das organizadoras do projeto, é “dar às pessoas a opção de escolha, em vez de ficar apenas com o que lhes dão; acaba por ser quase como uma loja onde se pode escolher e ver os tamanhos” acrescenta.
A iniciativa destina-se a todos os que precisem de um agasalho e não apenas para cidadãos sem-abrigo, muitas vezes associados a este tipo de eventos solidários. Todos são bem-vindos, tanto para ajudar como para e receber, acrescenta a responsável da iniciativa. 
Nas edições anteriores, a corda tem sido ocupada e esvaziada umas três ou quatro vezes. Este ano, a aposta vai também para agasalhos de criança, explicou, citada pelo Público/P3, Sílvia Lopes, outro membro da organização: “A verdade é que as crianças crescem de um ano para o outro e há famílias que não têm dinheiro para comprar roupa.” Por isso, este ano a corda conta com o apoio de uma marca de roupa que já doou agasalhos para os mais novos. 
Serão ainda distribuídos sacos para quem queira recolher roupa da corda, para auxiliar o transporte. Haverá também chá quente e a Carris oferecerá deslocação de autocarro para as pessoas regressarem a casa.
Para os que não podem estar presentes no sábado, há ainda a alternativa de, antes da hora de início, deixar os agasalhos nos parceiros do Heat The Street: a Crescer (Bairro da Quinta da Cabrinha, 3, em Alcântara) e as lojas sociais Boa Vizinhança Santo António (Calçada Moinho de Vento, 3), da Junta de Freguesia de Santo António, e Dona Ajuda, no Mercado do Rato.

Sem comentários: