domingo, 6 de setembro de 2015

Taizé: Cardeal Kasper diz que irmão Roger foi «verdadeiro teólogo»

Antigo responsável do Vaticano pelo diálogo ecuménico falou perante 300 novos teólogos católicos, protestantes e ortodoxos


Irmão Roger, de Taizé (foto reproduzida daqui)

O irmão Roger, fundador e primeiro prior da comunidade de Taizé não foi um teólogo profissional, “mas foi um verdadeiro teólogo ou seja, alguém que sabe falar de Deus”, disse o cardeal Walter Kasper.
O ex-presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos (Santa Sé) encerrou este sábado o colóquio internacional sobre o contributo do irmão Roger para o pensamento teológico, promovido pela comunidade ecuménica na pequena localidade francesa.
O cardeal Kasper acrescentou que o irmão Roger “sabia falar de Deus de modo existencial”.
“Era um teólogo de joelhos, que no silêncio escutava o que o Espírito lhe queria dizer, um teólogo que vivia o que dizia”, afirmou, perante cerca de 300 participantes, na maioria teólogos e teólogas com menos de 40 anos.
Nos horizontes do irmão Roger, sublinhou, estavam a esperança, a reconciliação entre os cristãos e a paz no mundo.
O fundador de Taizé, oriundo da tradição calvinista, chegou à aldeia da Borgonha há 75 anos, a 20 de Agosto de 1940, para aqui fundar uma comunidade monástica.
Três décadas depois, a comunidade acolheu o primeiro monge católico; hoje, a centena de membros que a compõem inclui católicos e de diferentes igrejas protestantes.
Tratando o tema “A misericórdia e o caminho ecuménico do irmão Roger”, o cardeal Kasper disse que “a misericórdia é a verdade sobre Deus, revela a soberania de Deus no seu amor”.
(o texto pode continuar a ser lido aqui)

Texto anterior

Texto anterior sobre as celebrações de Taizé 2015






Sem comentários: