terça-feira, 24 de março de 2009

Coro Gulbenkian no Festival Terras Sem Sombra

No próximo sábado, 28 de Março, às 21h30, na igreja de Santa Maria da Feira, em Beja, terá lugar o concerto de encerramento da 5.ª edição do festival de música sacra Terras sem Sombra, iniciativa do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e da Arte das Musas.

Trata-se de um concerto a cargo do Coro Gulbenkian, sob a direcção do Maestro Jorge Matta, intitulado “O Esplendor Luso-Brasileiro nos Finais do Século XVIII e Princípios do XIX”.


É possível aceder a registos musicais do Festival em formato mp3, para ouvir as seguintes faixas:

In die Tribulationis, in CD "Diaspora.pt" (MU0103 2008) do Sete Lágrimas. Autor: Damião de Gois, séc. XVI

O Misericordissime Jesu, in CD "Kleine Musik" (MU0102 2008) do Sete Lágrimas. Autor: Ivan Moody, séc. XXI

Adoramus Te Christe in CD "Lachrimae #1" (MU0101 2007) do Sete Lágrimas. Autor: G. B. Martini, séc. XVI

Na Fomte Está Lianor in CD "Diaspora.pt" (MU0103 2008) do Sete Lágrimas. Autor: Anónimo, séc. XVI

O Festival Terras sem Sombra tem organizado concertos de uma qualidade invulgar, a que se junta o facto de conseguir levar a beleza da música de alto nível a lugares fora dos grandes circuitos culturais. E ainda com a preocupação por promover os concertos em igrejas e capelas que são peças importantes do património arquitectónico religioso do Baixo Alentejo - "espaços arquitectónicos notáveis, que brilham não só pela qualidade acústica mas também pela atmosfera ímpar", dizem os organizadores do festival.


O tema deste ano foi o barroco português e mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas em www.terrassemsombra.com.

Sem comentários: