sexta-feira, 20 de março de 2009

À espera do Papa em Luanda

O ambiente em Luanda já é de festa. No site da RR, o enviado especial a Luanda ouviu o povo que já canta à espera de Bento XVI. No noticiário das 10h00, pudemos mesmo escutar o hino que corre nas ruas. Esperamos que a admoestação do Papa sobre os ritmos africanos na liturgia, feita no encontro com os bispos dos Camarões, fique mesmo por aí. Na ocasião, o Papa afirmou:

"A liturgia ocupa um lugar importante na manifestação da fé das vossas comunidades. Habitualmente, estas celebrações eclesiais são festivas e animadas, exprimindo o fervor dos fiéis, felizes por estarem juntos, como Igreja, para louvar o Senhor. Entretanto é essencial que a alegria assim manifestada não seja obstáculo mas meio para entrar em diálogo e comunhão com Deus, através de uma real interiorização das estruturas e palavras de que se compõe a liturgia, para que esta traduza o que se passa no coração dos crentes, em real união com todos os participantes. Um sinal eloquente desta é a dignidade das celebrações, sobretudo quando estas se desenrolam com grande afluência de participantes." (discurso completo aqui).


1 comentário:

Jose Azevedo disse...

Na minha opinião o Santo Padre não adomoestou, quero eu dizer que não reprovou a exuberância do aspecto festivo. Simplesmente relembrou que o cerne da celebração é a palavra de Deus.