quarta-feira, 25 de setembro de 2013

In Memoriam. Alfredo Dinis, um padre entre a fé e a ciência


Valorizava a relação entre a fé e a ciência e dizia mesmo que a teologia não pode prescindir da ciência. O padre jesuíta Alfredo Dinis morreu domingo passado, em Braga, onde residia, depois de meses a lutar contra uma leucemia.
Num texto que escreveu para a obra colectiva “Porque a Ciência se tenho Deus?” (ed. Fronteira do Caos), reproduzido no site da Livraria Fundamentos, escrevia ele:
O debate que, por vezes, parece assumir a forma de conflito entre ciência e religião, encontra da parte dos Cristãos em geral, incluindo os professores e investigadores em Teologia, com poucas excepções, uma enorme indiferença (…) E, no entanto, podemos considerar que a Teologia necessita da ciência pelo menos por três razões:
1) para encontrar um interlocutor qualificado na sua tarefa de compreender o mundo e a vida;
2) para colaborar com a ciência na tarefa comum de promover a civilização e a cultura, e de permitir à humanidade tornar-se cada vez mais humana;
3) para introduzir modificações no interior do próprio discurso teológico.”
Além da notícia da sua morte, que pode ser lida aquivale a pena ler também a evocação que dele é feita no site da Fundamentos (de onde também é reproduzida a foto). 

Sem comentários: