quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Clima: Isto muda tudo!

Agenda

A poucos dias do início da Conferência de Paris sobre o Clima, a Campo Aberto promove esta sexta-feira, no Porto (Cinema Passos Manuel, 21h30) a exibição do filme Isto Muda Tudo!, inspirado no livro homónimo da jornalista canadiana Naomi Klein. O filme, com cerca de 90 minutos e legendas em português, será seguido de debate. A entrada é livre, mas as pessoas serão convidadas a dar um pequeno donativo para as despesas de organização.
No livro This changes everything, Naomi Klein pretende demonstrar como a economia contemporânea atinge ao mesmo tempo as sociedades e a natureza. O filme é uma espécie de “volta ao mundo com imagens simultaneamente belas e terríveis do que está a acontecer no nosso mundo e com os testemunhos daqueles que não se conformam.” Na apresentação da iniciativa, a Campo Aberto diz: “Mais do que as emissões, são o modo de vida que levamos e a prioridade dada ao lucro que nos colocam em perigo.”
(Mais informação aquium texto sobre a encíclica do Papa, Laudato Si’, escrito por um dos responsáveis da Campo Aberto, foi publicado aqui)

Também na sexta, em Lisboa (depois de idêntico acontecimento ter tido lugar no Porto nesta quinta-feira), terá lugar a apresentação do livro do economista italiano Luigino Bruno, Redescobrir a Árvore da Vida. Um economista lê o Livro do Génesis (Universidade Católica, 18h30).

A propósito da cimeira do Clima, há várias marchas e encontros previstos em Portugal. Para sábado, estão previstos uma caminhada em Vouzela (Largo da Feira, 9h45) e um encontro em Faro (Mercado Municipal, 17h).
Para Domingo, às 15h, há marchas previstas em Lisboa (Martim Moniz), Porto (Largo do Terreiro) Braga, (Praça da República) e Coimbra.
Outras actividades e uma lista actualizada das iniciativas pode ser conferida aqui.

Texto anterior no blogue
Papa já está num país “vibrante” para uma viagem de alto risco - início da viagem do Papa Ao Quénia, Uganda e República Centro-Africana


Sem comentários: