sábado, 22 de agosto de 2015

Muçulmanos, judeus, budistas, hindus: a vocação inter-religiosa de Taizé

Comunidade já estabelece pontes concretas com crentes de muitas religiões, ultrapassando a sua vocação ecuménica


Um sol tecido pelos índios Dakota, na exposição Artogether 
que se pode ver em Taizé, durante este Verão 

Bacary Dieme, 38 anos, vem do Senegal, é muçulmano, mas isso não o impede de rezar numa igreja cristã: “É uma ocasião de descobrir como os cristãos rezam. Voltamo-nos todos para o mesmo Deus, no interior de cada um, e isso é o mais importante.”
O senegalês esteve em Taizé, a comunidade da Borgonha (França), que reúne monges católicos e protestantes. Nos mesmos dias, cinco monges budistas, um hindu, outros oito muçulmanos e dois judeus estiveram também na aldeia, para as celebrações aniversárias da comunidade.
O rabino judeu Levi Weiman-Kelman, de Jerusalém, foi mesmo convidado pela comunidade a fazer a oração inicial da refeição de Taizé com os seus convidados – que incluíam uma centena de responsáveis religiosos, entre os quais um enviado do Papa e o patriarca de Lisboa.
A presença destes líderes de outras religiões em Taizé é um dos testemunhos de que, além da vocação ecuménica e de reconciliação entre os cristãos, Taizé assume já também um importante papel no diálogo inter-religioso.
Bacary conhece há 15 anos a pequena comunidade de três irmãos de Taizé que vive em Dacar (Senegal).
Foram eles que o convidaram a vir a França, para a semana que assinalou os aniversários da comunidade: o centenário do nascimento do irmão Roger, os 10 anos da sua morte (16 de Agosto) e os 75 anos da sua chegada a Taizé (20 de Agosto).
No ano 2000, quando Bacary regressou a casa depois de fazer o exame de acesso à universidade, percebeu que não tinha condições para estudar.
Os monges de Taizé propuseram-lhe que passasse a viver na sua casa, tal como acontecia com mais dois jovens cristãos, partilhando a vida comum.
Deram-lhe, ainda, ferramentas para que ele e alguns amigos se tornassem pequenos empresários: “Comprámos tecidos para fazer camisas e vender.”
Licenciado em economia e gestão, doutorado em finanças, Bacary trabalha agora num instituto para aposentados. Casado desde Janeiro de 2012, tem um filho com três meses.
A sua experiência com os irmãos aprofundou o que já vivera com a avó, muçulmana numa aldeia de maioria cristã, com quem crescera: “Cada um é uma pessoa, antes de ser budista, cristão ou muçulmano.”
Claudio Monge, 47 anos, padre dominicano italiano a viver em Istambul (Turquia), há doze anos, diz o mesmo por outras palavras: “Não são as religiões que coexistem, são pessoas concretas. Não há islão nem cristianismo, há muçulmanos e cristãos que encarnam aspectos do cristianismo e do islão.”
Em Taizé, Bacary rezou várias vezes na Igreja da Reconciliação. “Ninguém me forçou a ir. Rezar é uma atitude interior, voltamo-nos todos para o mesmo Deus, cada um com a sua forma de rezar. O que me interessa é o meu caminho interior.”
Claudio Monge, que animou vários debates em Taizé, nos últimos dias, acrescenta: para dialogar, é necessário “começar com um desejo comum e não com o medo do outro”. E o único modo de superar o medo é o “encontro pessoal”.
Foi com essa convicção que muçulmanos e cristãos no Norte da Nigéria organizaram encontros entre ambas as comunidades. Numa região onde o grupo Boko Haram tem atacado comunidades cristãs, John Paul, 27 anos, membro da Juventude Estudantil Católica nigeriana, contou que é possível criar laços entre as pessoas.  
No actual momento histórico, tem de se “ir para lá da visão primária sobre o outro”, diz Claudio Monge. Os estereótipos, sejam “culturais, raciais, sexuais ou religiosos, são perigosos”.
O padre italiano admite que o diálogo teológico é fundamental: “Só se conheço a minha fé posso ter a respiração universal para entender a fé do outro.”
Mais que a teologia, deve ser a antropologia a fazer a ponte, diz. E acrescenta: “Para mim, Jesus Cristo dá acesso a Deus. Por isso, um muçulmano também me interessa como pessoa, pois conduz a Deus.”
E se olharmos para mais longe? Keiji Utebi, pastor da Igreja Unida de Cristo, do Japão, professor e capelão da Universidade Kwansei Gakuin, diz que “a essência do Evangelho – alegria, simplicidade e misericórdia – não está longe das tradições espirituais japonesas”.

Também aí o encontro é possível, diz. E recorda o ritual do chá, ou a omotenashi, a hospitalidade japonesa. “Tem uma grande similitude com a hospitalidade de Abraão ou Jesus a acolher o outro.”

(Texto anterior neste blogue:


Sem comentários: