quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Taizé: Papa destaca “paixão” do irmão Roger pela unidade da Igreja

Cardeal Koch foi portador da mensagem de Francisco e criticou políticos europeus por não verem o que se passa no Médio Oriente


A oração evocativa do irmão Roger, domingo à tarde, 
no prado perto da igreja românica de Taizé (Foto © Wiesia Klemens)

O Papa Francisco escreveu uma mensagem à comunidade de Taizé, na qual afirma que o seu fundador, o irmão Roger, procurou “com paixão a unidade da Igreja”.
No texto, transmitido à comunidade pelo cardeal suíço Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, o Papa acrescenta que o irmão Roger se abriu “aos tesouros depositados nas diversas tradições cristãs, sem no entanto chegar à ruptura com a sua origem protestante”.
“Pela sua perseverança, da qual fez prova durante a sua longa vida, ele contribuiu para modificar as relações entre cristãos ainda separados, traçando para muitos um caminho de reconciliação”, acrescenta Francisco.

O irmão Roger alimentava a sua fé da Sagrada Escritura e referia-se ao ensinamento dos padres da Igreja, os teólogos dos primeiros séculos do cristianismo. Por isso, ele baseava-se nas fontes cristãs e sabia actualizá-las junto dos jovens”, acrescenta.
(o texto pode continuar a ser lido aqui)

Sem comentários: