segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Taizé: "Encontro por uma nova solidariedade" começa em português

Reportagem 


Instalação de um painel com as palavras alegria - solidariedade - misericórdia 
escritas em várias línguas, à porta da Igreja da Reconciliação, em Taizé, esta segunda-feira

Foi com um cântico em português que se iniciou, esta manhã, o primeiro tempo de oração do encontro Por uma Nova Solidariedade, que a comunidade monástica de Taizé promove até domingo na pequena aldeia da Borgonha (França). As cerca de quatro mil vozes presentes esta semana na colina entoaram “Cantarei ao Senhor enquanto viver, louvarei o meu Deus enquanto existir, nele encontro a minha alegria”.

Esta semana especial em Taizé assinala três datas importantes: o nascimento do fundador, o irmão Roger, há 100 anos, os 75 anos da sua chegada a Taizé, em 1940, e os dez anos da sua morte. Centena e meia de debates e ateliês aprofundam o tema da solidariedade em diferentes áreas – economia e política, espiritualidade e vida interior, arte e cultura, diálogo inter-religioso, ecologia e justiça, migrações e saúde, por exemplo.
Esta é uma semana diferente, mas desde Maio que a comunidade propõe diferentes iniciativas para assinalar este ano de aniversários. A primeira delas foi a comemoração do aniversário natalício do irmão Roger, que reuniu muitas pessoas das vizinhanças de Taizé numa oração e num convívio com os monges da comunidade.
(continuar a ler aqui)

Sem comentários: