sexta-feira, 30 de março de 2018

Músicas que falam com Deus (41 b): Olhar para as estrelas e cantar a Quaresma


César Prata e Sara Vidal (foto reproduzida daqui)

A inspiração veio do cientista Stephen Hawking: “Lembrem-se de olhar para as estrelas e não para os vossos pés”. Por causa desse apelo, César Prata e Sara Vidal foram à procura de cantos da religiosidade popular do tempo da Quaresma. Desse trabalho resultou o disco Cantos da Quaresma, já aqui referido há dias e que nesta Sexta-feira Santa foi o tema de um programa da TSF, em que Manuel Vilas Boas entrevistou os dois músicos.
O disco alinha as músicas por ordem cronológica, de Quarta-Feira de Cinzas até às alvíssaras, aos aleluias e ao Domingo da Ressurreição. No programa, podem-se ouvir várias músicas do disco, intercaladas com explicações dos músicos.
Natural da Guarda, César Prata faz formação em instrumentos tradicionais, cultura popular e informática musical. Dedicado à recolha de património imaterial, é intérprete vocal e toca, entre outros instrumentos, guitarra, kalimba, sanfona, adufe e percussões.
Sara Vidal, originária da Nazaré, é licenciada em história moderna e contemporânea, na variante de gestão e animação, pelo ISCTE e com mestrado em gestão de Bens Culturais pela Universidade da Corunha. Fez parte dos Luar na Lubre, grupo galego de música tradicional e participa em diversos grupos de música tradicional portuguesa. É, também, intérprete de voz e toca harpa celta e adufe.
O programa pode ser escutado aqui.

Sem comentários: