O dia
de Sábado Santo é, na liturgia cristã, o dia do grande silêncio. Uma mãe perde
o seu filho, uma mulher perde o seu chão, outras mulheres e homens perdem o seu
amigo, que lhes é roubado de forma violenta. A experiência da perda faz parte
da humanidade que somos e ela não podia deixar de integrar, por isso, o
cristianismo ou qualquer outra fé religiosa.
Mas
este é também o dia de uma esperança silenciosa e confiante. De quem sabe que a
palavra do outro tem valor, que não foi dita em vão, que a sua vontade e a sua
convicção serão factor de transformação da realidade.
Uma
das peças musicais que melhor traduz esta experiência da perda, por um lado, e da
esperança confiante, é o Ave Maria,
de Giulio Caccini (1550-1618), um
dos pais da ópera. Nela se consegue falar do despojamento a que tantas vezes
somos forçados, mas também da redenção de que somos capazes, quando a
nossa vida se firma na justeza da vida do outro.
A
interpretação mais sublime desta peça é a que o trompete de Henry Parramon e o
órgão de Jean-Michel Louchant nos oferecem no disco Louanges a Notre Dame, publicado em 2001 pela SM. Quando os dois
instrumentos se juntam, deles jorra a alegria, como escreve Philippe Barbarin, então
bispo de Moulins e actual arcebispo de Lyon e cardeal. Melhor: os dois
instrumentos traduzem musicalmente o sublime, transfigurando a composição,
despojando a música de artifícios e
reduzindo-a à sua máxima limpidez. A sobriedade melódica do trompete, em
diálogo com o recato do órgão, levam-nos à emoção plena e inolvidável (que se
repete no disco com a criação Je vous
salue, Marie, do próprio Parramon).
Na
impossibilidade de encontrar disponível essa recriação, para aqui a reproduzir,
fica um vídeo onde a base melódica é o piano e que se aproxima muito da
proposta de Parramon e Louchant:
(Outra versão com trompete, que também consegue uma
grande força emotiva, é a cantada por Irina Arkhipova, no vídeo que pode ser
encontrado aqui; uma
versão sinfónica, com coro, desta mesma peça, pode ser vista e ouvida aqui.)
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