sábado, 2 de janeiro de 2016

A "Fuga para o Egipto" e o drama dos refugiados


Iluminura da lenda apócrifa da queda da estátua pagã durante a fuga, 
pelo chamado Mestre de Bedford. Fonte: Wikipedia

     No cap. 2, 13.23, do evangelho de Mateus, é-nos apresentado o episódio da Fuga para o Egipto. Avisado por um anjo de que o rei Herodes tencionava matar o recém-nascido, José e Maria puseram-se a caminho, levando consigo o Menino. A decisão de Herodes de mandar exterminar os recém-nascidos da região de Belém ficara a dever-se ao facto de se ter sentido enganado pelos Magos que, depois da adoração de Jesus, não voltaram por Jerusalém para darem informações precisas sobre o nascimento do "Rei dos Judeus".
     Existem numerosíssimas representações deste episódio, na história da arte cristã. É a propósito dele que existe a invocação de Maria como Nossa Senhora do Desterro.
A experiência da perseguição e da morte, que levou a família de Nazaré a abandonar Israel e buscar refúgio em outro país é bem uma situação que ajuda a entender, a meditar e a agir face aos milhões de refugiados dos nossos dias e, em especial aqueles que batem à nossa porta.
     No espaço que alimento na plataforma de imagens scoop.it, dedicada às representações artísticas de Maria com o Menino, pesquisei este episódio e apresento uma pequena exposição de cerca 50 imagens dedicadas à Fuga para o Egipto, cobrindo diferentes épocas e distintas culturas.
     O acesso pode ser feito aqui (clicar nas imagens para as ampliar):

Sem comentários: