sábado, 15 de outubro de 2011

De Jesus a Jesus Cristo

Da coluna de Anselmo Borges, no Diário de Notícias de hoje:
"(...) Para os crentes, se Jesus não fosse o Cristo, não passava de mais um combatente bom pela Humanidade e um revolucionário crucificado. Há, porém, um outro perigo, mais subtil: o de se ficar apenas com o Cristo Senhor glorificado, esquecendo o Jesus histórico de Nazaré, e o que ele queria, e o que ele fez, numa mensagem e comportamento que o levaram à cruz.
(...)
Este é que pode ser e tem sido o grande esquecimento [o que se passou entre o nascimento e a morte na cruz]. Tudo começou em São Paulo, que não tinha conhecido o Jesus histórico e, assim, só contactou com o Jesus glorificado, o Senhor, o Kyrios. Foi este Jesus Kyrios (Senhor) que ocupou o centro no quadro de interesses imperiais, como é sabido desde Constantino, e que acabou por legitimar poderes, domínios, guerras, uma Igreja senhorial.
Pensou-se então que bastava prestar-lhe culto -missas, procissões, adorações ao Santíssimo... -, sem a exigência de segui-lo no seu Evangelho do Reino de Deus, no que ele quis e fez com os pecadores, as mulheres, os estrangeiros, na relação com o dinheiro, com a política, os pobres, Deus e a religião. O cristão não precisaria de converterse.
Há um texto terrível do filósofo agnóstico Max Horkheimer, um dos fundadores da Escola Crítica de Frankfurt: "Jesus morreu pelos homens, não podia guardar-se para si próprio avaramente e pertencia a tudo o que sofre. Os Padres da Igreja fizeram disso uma religião, isto é, fizeram uma religião, que também para o mal (moral) era uma consolação. Desde então isso teve um êxito tal no mundo que pensar em Jesus nada tem a ver com a acção e ainda menos com os que sofrem. Quem lê o Evangelho e não vê que Jesus morreu contra os seus actuais representantes não sabe ler."
Para ler o texto integral: AQUI

1 comentário:

José Gonçalves Cravinho disse...

Foram judeus dissidentes na diáspora que deram ao lendário judeu Jesus o nome grego de Cristo e os evangelhos foram escritos em grego e Eclesia é nome grego.
O judeu Jesus lendário quando menino,aparece no Templo e causa espanto aos Rabinos.Mas depois desaparece da cena pública e só reaparece aos 30 ou 33 anos.Onde é que esteve durante tanto tempo uma
personalidade tão distinta?!Há que diga que êle teria ido numa caravana de mercadores até à India e lá aprendeu artes de mágicas de malabarismo e hipnotismo a que o Povo chamava milagres.Regressado à Palestina,prègava uma Religião que os Rabinos consideraram herética e contrária à Lei de Moisés e denunciaram-no como revoltado que tramava contra Roma e foi condenado como muitos outros milhares a ser pendurado vivo no pau.Mas os dissidentes biblico-judaico-cristãos diziam que êle era filho de Deus e que tinha vindo ao Mundo para sofrer e morrer imolado como o cordeiro de Deus para remir o pecado original.
E eu aqui pergunto:
Que Deus é êsse assim tão mau/
tão cruel,tirano e sanguinário/
que se porta pior que um marau/
e mata o filho no Calvário??!!