sábado, 5 de abril de 2014

Músicas que falam com Deus (25) - Arte espiritual 
e arte da memória

Disco



Bal-kan, o país do mel (bal) e do sangue (kan). A designação foi adoptada pelos turcos no século XV, durante as invasões da região, para caracterizar o modo como os habitantes da região resistiam ao Império Otomano. Esta região, recorda Jordi Savall, foi há três mil anos o centro da Europa. E nela se condensam a riqueza e as tensões de um continente que cresceu a partir da sua própria cultura. E é uma das suas mais ricas expressões culturais que aqui é recordada, em diálogo com as diásporas judaicas sefarditas e zíngaras.
Depois de O Espírito dos Balcãs e dos dois da série Oriente-Ocidente, este livro-disco é mais uma obra-prima, que reúne 40 músicos e cantores de 14 países e de crenças judia, cristã ou muçulmana.
Na apresentação, Savall escreve que a música é “a mais espiritual de todas as artes” e na verdade “a arte da memória por excelência”. Mas o que é impressionante no trabalho deste artista é o modo como ele toma a música para uma arte global, que engloba a história, a ciência, a teologia, a filosofia, a antropologia, ainda a par da pintura, da literatura ou da poesia. Enfim, a música como ponto de partida para a reflexão humana na sua integralidade.
Este novo livro-disco da série Vozes da Memória (40 páginas para cada uma das 12 línguas utilizadas, mais 60 páginas com os poemas e outras tantas com ilustrações históricas, além das quase quatro horas de música) pode ler-se e ouvir-se também a partir dos subtítulos com que é organizado: a Criação (universo, encontros e desejos); a Primavera (nascimento, sonhos e celebrações); o Verão (encontros, amor e casamento); Outono (memória, maturidade e viagem); Inverno (espiritualidade, sacrifício, exílio e morte); e Reconciliação.
É possível ser um místico a partir da música? Jordi Savall mostra-nos que sim.

Bal·Kan: Miel et Sang – Les Cycles de la Vie
Direcção
: Jordi Savall

Edição: Alia Vox

(texto publicado no Mensageiro de Santo António, Fevereiro 2014; no vídeo acima pode escutar-se a música zíngara romena Dui dui, demonori - Dois, dois, agora...)

Sem comentários: