quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Torres Queiruga, hoje em Lisboa: A finitude do mundo e o problema do mal

Agenda



O teólogo Andrés Torres Queiruga está hoje em Lisboa, para falar sobre A finitude do mundo e o problema do mal. Professor de Filosofia da Religião, na Universidade de Santiago de Compostela, Queiruga será interpelado por Joana Rigato, professora e doutoranda em Filosofia.
Natural da Galiza, Andrés Torres Queiruga é um dos mais importantes teólogos católicos contemporâneos e tem dedicado muita da sua investigação a questões como o mal ou a ressurreição. Nascido em 28 de Maio de 1940, em Aguiño (Ribeira), estudou no Seminário de Santiago de Compostela e na Universidade Pontifícia de Comillas. Já depois de ser ordenado padre viveu em Roma e na Alemanha, redigindo a sua tese de doutoramento, que dedicou ao teólogo compostelano Amor Ruibal.
Entre os cerca de 60 livros que publicou, muitos dos quais com tradução para português no Brasil, estão Teoloxía e sociedade, A revelación de Deus na realización do home, Creo en Deus Pai. O Deus de Xesús e a autonomía humana ou ainda Repensar a resurrección. A diferencia cristiá na continuidade das relixións e da cultura e Para unha filosofía da saudade.
Além dos livros, Torres Queiruga tem publicado também centenas de artigos em revistas e obras colectivas. O seu estudo sobre A ressurreição. Que quer dizer ‘ressuscitar dos mortos’? está incluído no livro Quem Foi Quem É Jesus Cristo? (ed. Gradiva), coordenado por Anselmo Borges. Fundador da revista galega de pensamento cristão Encrucillada, criada em 1977, Queiruga coordenou ainda uma equipa que traduziu a Bíblia para galego.

A intervenção de Queiruga em Lisboa surge a convite do Graal – movimento católico internacional de mulheres, e decorre no Terraço, espaço situado na Rua Luciano Cordeiro, 24 – 6º A. Este é o primeiro debate da série Terraço em Diálogo que o Graal se propõe retomar, com periodicidade mensal (quintas-feiras do final do mês). Cada sessão implica uma inscrição (cinco euros) e inclui uma pausa para uma refeição ligeira.

Sem comentários: