sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Joaquim Franco premiado em Itália

O jornalista Joaquim Franco, um dos autores deste blogue, recebeu quinta-feira, em Itália, o segundo prémio do concurso de jornalismo Giuseppe de Carli, pela reportagem sobre o Arquivo Secreto do Vaticano, emitida em 2012 pela SIC, estação televisiva onde trabalha (e que pode ser vista no final deste texto).
A decisão foi tomada por um júri que inclui académicos, jornalistas, operadores de comunicação, religiosos e pessoas que trabalharam com Giuseppe De Carli, um especialista em questões religiosas, que foi responsável pela Rai Vaticano e morreu em 2010. Nesta primeira edição do prémio, o segundo lugar de Joaquim Franco foi atribuído ex-aequo, a par do documentário “Escritores por um ano – Fé e literatura”, de Daniela Mazzoli, transmitida pela Rai Educação. O primeiro prémio foi para “Bento XVI – Retrato Inédito”, do italiano Lucio Brunelli, emitido pela TG2 – a divulgação do prémio, aliás, foi feita no período de transição entre a renúncia de Bento XVI e a eleição e início de ministério do Papa Francisco.
Entre os trabalhos destacados de Joaquim Franco – alguns dos quais premiados – estão “João Paulo II, o primeiro Papa global” (SIC e Expresso, 2006), “Ritual da Morte no Islão” (SIC, 2006), “Padres políticos” (SIC, 2008) e “Jesus descodificado” (SIC, 2005). Já este ano, venceu também o Prémio Consciência e Liberdade, atribuído pela Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa.

Em Novembro último, publicou uma entrevista com frei Fernando Ventura, sob o título Somos Pobres Mas Somos Muitos (ed. Verso da Kapa).



Sem comentários: