terça-feira, 2 de julho de 2013

Teologia da Libertação: "Uma das correntes mais significativas da teologia católica do séc. XX", segundo o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé


Gerhard Ludwig Müller"O movimento eclesial e teológico latino-americano conhecido como "Teologia da Libertação", que se espalhou por outras partes do mundo depois do Concílio Vaticano II, deve, em minha opinião, ser incluído entre as correntes mais importantes da teologia católica do século XX." Esta autorizada e enaltecedora avaliação histórica da Teologia da Libertação foi feita por D. Gerhard Ludwig Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé - o mesmo organismo que, na década de 1980, publicou duas instruções, advertindo contra os desvios pastorais e doutrinários de correntes de pensamento teológico da América Latina. Este comentário decisivo sobre o movimento da Teologia da Libertação não é um qualquer comentário espirituoso que tenha escapado da boca do atual guardião da ortodoxia católica. 
A mesma opinião equilibrada aparece nas densas páginas do livro "Do lado dos pobres. A Teologia da Libertação", uma coletânea de ensaios escritos com o teólogo Gustavo Gutiérrez e publicados na Alemanha em 2004 e que está para ser agora publicado em Itália. Gutiérrez inventou a fórmula para definir o movimento da Teologia da Libertação, cujas ações foram - por largo tempo - escrutinados de muito perto pela Congregação para a Doutrina da Fé, quando dirigida por Ratzinger. O movimento não foi criticado uma única vez durante esse tempo.
O livro aparece como que um adeus às guerras teológicas do passado e à hostilidade que de quando em vez eclode, para causar propositadamente alarme. A obra colocou também um selo oficial num caminho comum que os dois [Gutiérrez e Müller] tinham percorrido ao longo de muitos anos. Müller nunca escondeu sua proximidade com Gustavo Gutiérrez, que ele conheceu em Lima em 1988, durante um seminário de estudo.


Ler o resto do artigo AQUI [Fonte: Vatican Insider]

1 comentário:

PAULO BATEIRA disse...

Braço-de-ferro, tensão ou guerra aberta? Francisco que se cuide...mas, ou eu me engano muito, ou vai ter que dar muitos murros na mesa.

http://www.zenit.org/es/articles/religiosas-estadounidenses-el-papa-francisco-confirma-la-evaluacion-doctrinal

http://evangelizadorasdelosapostoles.wordpress.com/2013/04/15/la-religiosas-del-lcwr-deben-tener-entrenadores-masculinos/

GUERRA ABERTA:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/519905-eu-nao-fui-informado-sobre-o-relatorio-da-lcwr-afirma-braz-de-aviz

Paulo Bateira\